Top 10 de Melhores Filmes Sobre Investimentos

O mundo financeiro e os investimentos são o cenário eleito para muitos filmes de Hollywood. Desde […]

Top 10 de Melhores Filmes Sobre Investimentos

O mundo financeiro e os investimentos são o cenário eleito para muitos filmes de Hollywood. Desde dramas a comédias, muitos filmes retratam o ambiente de incerteza e insegurança dos maiores mercados financeiros do planeta.

A maior parte da narrativa dos filmes sobre investimentos centra-se na sua dualidade: ora mostram-nos o quanto são capazes de mudar a nossa vida, ora ensinam-nos lições valiosas. Graças a isso é um tema popular entre os amantes de cinema e investidores.

Tal como um ótimo filme, é importante escolher uma ótima corretora. A Binomo é uma boa plataforma para investidores principiantes devido aos seus bónus e depósitos baixos.

Fique connosco para conhecer os dez melhores filmes de investimentos de sempre:

  • O Lobo de Wall Street (2013)

Baseado numa história verídica, este é um dos filmes de investimentos mais conhecidos. Leonardo diCaprio retrata Jordan Belfort, um excêntrico investidor responsável por um esquema de pump and dump nos anos 80 e 90.

O esquema de Belfort tinha por base as ofertas públicas iniciais de múltiplas empresas e permitiu-lhe fazer milhões em apenas alguns anos. O filme retrata a ganância e corrupção presentes nas mais valiosas bolsas de valores.

  • A Queda de Wall Street (2015)

A crise de 2008 teve efeitos nefastos na nossa sociedade. No entanto, alguns fundos de investimento previram esta bolha, o que os levou a “apostar” contra as maiores empresas do mercado. Ao mesmo tempo, o filme mostra-nos o quão prejudiciais as vendas a descoberto podem ser, principalmente em larga escala.

Este filme baseado em histórias verídicas explica de modo detalhado alguns dos principais termos dos mercado financeiros, tornando-o excelente para investidores principiantes.

  •  Um Dia a Casa Vem Abaixo (1986)

Este filme de 1965 retrata Tom Hanks e Shelley Long no papel de um jovem casal à procura de uma casa barata. Apesar do preço, rapidamente torna-se num grande investimento devido ao mau estado da habitação.

Ensina-nos uma grande lição sobre o mercado imobiliário, nomeadamente “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”. Ou seja, se parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente é.

  • Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Após 20 anos na cadeia por crimes de informação privilegiada e fraude, Gordon Gekko, representado pelo fantástico Michael Douglas, tenta retomar a sua vida normal. Mas rapidamente começa a planear a sua vingança contra Wall Street.

Se procura saber mais sobre manipulação de mercado e investimentos a longo prazo, Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme é o filme certo para si.

  •  Wall Street (1987)

Muitos consideram os anos 80 a melhor década da bolsa de Wall Street, e este filme mostra-nos o porquê. Wall Street conta a história de Bud, um jovem corretor da bolsa que deseja trabalhar com Gordon Gekko, um famoso investidor.

Bud mostra que é capaz de fazer tudo para conseguir o cargo, envolvendo-se em esquemas de troca de informação, o acaba por ter consequências graves. Este drama inquietante termina de forma chocante, mantendo os espectadores colados ao ecrã.

  • Os Ricos e os Pobres (1983)

Esta comédia de 1983 conta com Eddie Murphy e Dan Aykroyd nos papéis de vigarista e investidor, respetivamente. No início do filme, os irmãos da corretora Duke & Duke têm uma ideia: testar o vigarista (Valentine) e o investidor (Winthorpe) trocando as suas vidas. Rapidamente vêm as consequências das suas ações, com Valentine a tornar-se um investidor de sucesso.

O filme aprofunda vários termos dos mercados financeiros, como troca de informações, day trading e outros. É perfeito se quiser aprender mais sobre esta atividade de forma engraçada.

  • Boiler Room (2000)

Boiler Room conta a história de Seth, um jovem empregado de uma corretora com um sonho simples: tornar-se rico. Para azar de Seth, a empresa onde entrou opera um “boiler room” – uma sala pequena onde os corretores procuram burlar o máximo de pessoas através de um esquema pump and dump.

O filme comprova o quão importante é investir em empresas transparentes e com um objetivo claro, ou então arrisca-se a perder tudo.

  • A Fraude (1999)

Este filme de 1999 conta a história de Nick Leeson, um corretor bancário de sucesso e a forma como rapidamente levou o Barings Bank à falência.Apesar de ser visto como um investidor de topo, Neeson na verdade escondia todas as suas perdas em contas ocultas através de um erro no software do banco.

A Fraude é uma excelente lição sobre gestão de risco, mercados financeiros e como as jogadas arriscadas podem levá-lo a perder mais do que planeado.

  • Selvagens em Wall Street (1993)

Por vezes os CEOs não tomam as decisões mais acertadas, e este filme é um exemplo perfeito. Para salvar a RJR Nabisco nos anos 80, o seu CEO F. Ross Johnson procede a uma compra alavancada, um tipo de comprar no qual a própria empresa é usada como garantia no pagamento da dívida.

O problema é que a ganância de Johnson leva a melhor de si ao entrar numa guerra de licitações com os irmãos Kravis. Tudo termina numa compra alavancada de valor superior a €20 mil milhões, a maior da história.

O filme reforça o quão importante é que os investidores percebam sobre dívidas e alavancagem antes de tomar decisões arriscadas.

  • Walt Antes do Mickey (2015)

Walt Disney nem sempre foi o animador milionário a que estamos habituados. Aliás, grande parte do seu sucesso deve-se à criação do rato Mickey. Walk Antes do Mickey retrata a vida do empresário antes do desenho que mudou a sua vida.

 

O filme é uma lição incrível sobre o valor da persistência, pensamento positivo e valorização pessoal, independentemente da sua área. O mesmo acontece na bolsa de valores, onde é importante manter-se focado e saber enfrentar todos os desafios.

Conclusão

O tema dos mercados financeiros está mais popular que nunca. Sejam comédias, dramas ou filmes de ação entusiasmantes, todos estes filmes retratam de forma fidedigna a vida e desafios que um investidor deve enfrentar.

Quer seja um investidor experiente ou um trader principiante, estes são 10 filmes que não vai querer perder!